The Mandalorian & Grogu está retornando às raízes de Star Wars estabelecidas em Uma Nova Esperança de uma maneira excepcional. Os filmes e programas de TV de Star Wars passaram por várias mudanças desde o lançamento da trilogia original quase cinquenta anos atrás. Apesar das atualizações na cronologia de Star Wars, a fórmula geral permaneceu praticamente a mesma. De fato, os melhores filmes de Star Wars costumam se concentrar nos Jedi, nos Sith e na Força. Mesmo os filmes que não fazem parte da Saga Skywalker e não são explicitamente sobre os Jedi, como Rogue One: Uma História Star Wars e Solo: Uma História Star Wars, estão inseridos no contexto dessa saga e nos reinados do Imperador Palpatine e Darth Vader, dois dos Sith mais poderosos de Star Wars. No entanto, isso está prestes a mudar em The Mandalorian & Grogu, que retornará ao estilo de Uma Nova Esperança de uma maneira emocionante.
O Mandaloriano e o Grogu centram-se nos heróis contra o Império
Apesar das informações detalhadas sobre The Mandalorian & Grogu serem limitadas, é confirmado que a trama principal envolve Din Djarin e Grogu auxiliando a Nova República a enfrentar a ameaça crescente dos remanescentes Imperiais e do Grande Almirante Thrawn. Embora Palpatine e Vader não estejam vivos neste momento (com exceção da história complicada de Palpatine), isso significa que The Mandalorian & Grogu mostrará os heróis de Star Wars lutando contra o Império mais uma vez.
Esta versão do Império nunca foi vista antes, sem a liderança dos Sith. Além disso, Grogu e Din Djarin não são Jedi. Grogu tem sensibilidade à Força, mas escolheu abandonar o caminho Jedi em The Book of Boba Fett, tornando-se aprendiz Mandaloriano de Din Djarin no final da terceira temporada de The Mandalorian. Din Djarin é um herói único, sendo tanto Mandaloriano quanto caçador de recompensas. As imagens de The Mandalorian & Grogu compartilhadas na D23 revelaram que Din Djarin será um caçador de recompensas no filme. Portanto, em The Mandalorian & Grogu, os não-Jedi irão lutar especificamente contra os Imperialistas.
Este é o primeiro filme de Star Wars a fazer isso desde Uma Nova Esperança
Como mencionado, houve uma série de filmes fora da Saga Skywalker que, teoricamente, não se concentraram nos Jedi e nos Sith. Especificamente, tanto Rogue One como Solo centram-se em não Jedi que estão a lutar contra o Império. Mesmo assim, a partir de O Império Contra-Ataca , os filmes da Star Wars têm estado todos intrinsecamente ligados aos Sith. Mesmo sem Jedi na linha da frente, o Império de Palpatine foi construído sobre uma estrutura Sith versus Jedi.
No entanto, isso ainda não era verdade em Uma Nova Esperança. Sim, Luke Skywalker aprendeu sobre os Jedi e a Força com Obi-Wan Kenobi, e Darth Vader era o vilão do filme. No entanto, a Star Wars ainda não tinha estabelecido os Sith. De fato, Palpatine nem sequer estava presente em Uma Nova Esperança. Esse filme centrava-se muito mais no povo contra o Império - agora, The Mandalorian e Grogu vão repetir esta fórmula.
The Mandalorian & Grogu, tal como Uma Nova Esperança, centrará a luta entre os combatentes no terreno e uma instituição imperial. Ainda mais interessante é o fato de este enredo se desenrolar sem que Palpatine e Vader sejam, por uma vez, os atores principais. Em vez disso, Thrawn e os seus lacaios serão o centro das atenções, representando uma nova ameaça. Embora muito deste filme ainda esteja por ver, parece que The Mandalorian & Grogu vai regressar a uma fórmula perfeita estabelecida no primeiro filme de Star Wars .
O foco Sith de Star Wars estava em risco de ficar velho
Na verdade, este é exatamente o movimento que Star Wars precisava de fazer nesta altura da franquia. Infelizmente, a história dos Sith estava a tornar-se um pouco redundante, especialmente após a trilogia das sequencias. No início, parecia que as sequelas estavam no caminho certo. Sim, estavam a seguir o arco da trilogia original um pouco demasiado de perto, mas Kylo Ren era um vilão convincente e parecia que se poderia tornar mais maléfico com o tempo, como essencialmente um inverso de Darth Vader (Adam Driver confirmou desde então que este era o plano original).
Infelizmente, no final, as sequelas optaram por um enredo reciclado, com Palpatine a fazer uma viragem desconcertante e repentina em Star Wars: The Rise of Skywalker. Muitos espectadores ficaram desiludidos com esta decisão, que continua a ser um ponto sensível no franchise. Em parte, isto deveu-se ao fato de parecer apressado, subdesenvolvido e um pouco como um esforço de última hora para melhorar a receção das sequelas, trazendo de volta um vilão que já tinha tido sucesso anteriormente. No entanto, também desiludiu os espectadores porque simplesmente não era novo.
De fato, Star Wars tem se esforçado constantemente para introduzir novos antagonistas ao longo da Saga Skywalker. Apesar da inclusão de novos Sith na trilogia prequela - como Darth Maul e Conde Dooku - no final, Vader e Palpatine foram os principais vilões, assim como na trilogia original. Embora as sequelas tenham seguido um caminho diferente, Kylo Ren foi comparado a Vader e Palpatine fez um retorno inesperado. A batalha entre Jedi e Sith estava se tornando exagerada. Mesmo com séries como The Acolyte trazendo novos Sith à tona, a rivalidade entre Jedi e Sith estava se tornando exagerada. O universo de Star Wars é vasto, com uma variedade de vilões, sensitivos à Força ou não. É hora do franchise explorar novas narrativas com antagonistas diferentes dos Sith. Felizmente, parece que The Mandalorian & Grogu estão seguindo por esse caminho.
Comentários: