Moana 2 é o próximo filme do Walt Disney Animation Studios, e é o início de uma tendência preocupante para a lista de filmes de animação da Disney após uma deceção que recebeu 48% no Rotten Tomatoes. Moana 2 será uma continuação do grande sucesso de 2016 Moana, com o lançamento deste próximo filme sinalizando uma mudança nos planos de lançamento da empresa. Essa mudança é provavelmente uma resposta ao fracasso do filme anterior e, embora Moana 2 possa ser bom, cria um caminho preocupante para os filmes de animação da Disney.
Durante décadas, o Walt Disney Animation Studios raramente fez sequências, com The Rescuers Down Under sendo a única sequência a sair do estúdio até Ralph Breaks the Internet de 2018 e Frozen II de 2019. Depois de experimentar estas duas sequencias, o estúdio voltou a fazer filmes originais, com Wish de 2023 a ser a entrada mais recente do estúdio. No entanto, Wish foi uma grande desilusão, tendo obtido apenas 48% no Rotten Tomatoes, sendo esta provavelmente uma das razões pelas quais a Disney decidiu alterar em grande medida os seus planos de lançamento.
Os próximos 3 filmes da Walt Disney Animation são todos Derivados, incluindo Moana 2
Os próximos filmes da Walt Disney Animation Studios já foram anunciados, e os três seguintes são sequencias. Os próximos três filmes que foram anunciados são Moana 2, Zootopia 2 e Frozen III, sendo que os três filmes são sequencias de filmes originais de enorme sucesso que o estúdio lançou na década de 2010. É possível que sejam lançados mais filmes originais depois destes, mas como nada foi anunciado, parece que as sequencias são o caminho a seguir para a Walt Disney Animation Studios.
Estas não são as únicas sequencias em desenvolvimento, uma vez que já foi anunciada mais uma. Antes do lançamento de Frozen III, a Walt Disney Animation Studios já anunciou que está a desenvolver Frozen IV, com uma data de lançamento para o filme ainda não definida. Isto prova que o estúdio está interessado em transformar os seus filmes mais populares em grandes Franquias que têm vários filmes em preparação ao mesmo tempo, utilizando uma estratégia de outras divisões cinematográficas que a Disney possui, como a Pixar e a Marvel Studios. Por isso, não seria surpreendente ver mais sequencias anunciadas em breve.
O foco da Walt Disney Animation nas Sequencia faz sentido depois de Frozen 2
Não é um choque que a Walt Disney Animation Studios esteja a inclinar-se para fazer sequencias, uma vez que isto faz muito sentido depois de Frozen II. Enquanto Ralph Breaks the Internet foi um sucesso para a empresa, Frozen II foi o filme que mostrou o potencial que as sequencias da Disney realmente têm. Com um orçamento de 150 milhões de dólares, a bilheteira de Frozen II terminou com uns impressionantes 1,453 mil milhões de dólares, ultrapassando os 1,28 mil milhões de dólares que o Frozen original fez. Frozen II tornou-se ainda maior após o seu lançamento no Disney+, mostrando ao estúdio que as Sequencias podem ser um sucesso garantido.
Entretanto, os filmes originais do estúdio que foram lançados na mesma altura tiveram tendência para fracassar em comparação com o enorme sucesso crítico e comercial de Frozen II. Entre Frozen II e Moana II, o Walt Disney Animation Studios lançou Raya and the Last Dragon, Encanto, Strange World e Wish. Encanto foi o único filme que conseguiu ser popular e um sucesso de crítica, com Raya e o Último Dragão, Strange World e Wish a receberem uma recepção mista e fraca e a não serem tão populares como muitos dos outros filmes da Walt Disney Animation Studios.
No entanto, o fracasso de alguns destes filmes pode dever-se a uma força externa importante: A COVID-19. Devido à pandemia de COVID-19, Raya e o Último Dragão foi lançado nos cinemas e no Disney+ em simultâneo, contribuindo para o fracasso financeiro do filme. Quando Strange World foi lançado em 2022, a indústria dos cinemas ainda não tinha recuperado totalmente, o que foi uma causa parcial de Strange World ter sido uma bomba de bilheteira. Wish, por outro lado, foi simplesmente prejudicado pelo fraco boca-a-boca, embora tenha feito 255 milhões de dólares com um orçamento de cerca de 200 milhões de dólares.
Disney muda o plano de lançamento original de Moana 2 e prova que a tendência das sequencias não é um acidente
Embora alguns tenham especulado que a Walt Disney Animation Studios tem três sequencias lançadas de seguida, a forma como a empresa lidou com o plano de lançamento original de Moana 2 prova que esta tendência de sequencias não é um acidente. Quando o projeto de continuação de Moana foi anunciado pela primeira vez, foi inicialmente revelado como sendo um programa do Disney+. Embora os pormenores sobre a série tenham permanecido escassos ao longo da sua vida, foi revelado que seria uma série musical em várias partes que seguiria a história do filme original, parecendo quase uma sequencia televisiva.
No entanto, a Disney mudou rapidamente de rumo, presumivelmente depois de ver o sucesso de Frozen II e o fracasso de vários espetáculos importantes do Disney+. Isto fez com que a Disney anunciasse que estava a reestruturar a série Moana do Disney+ num filme, o que levou ao nascimento de Moana 2. Não se sabe até que ponto Moana 2 será semelhante à série planeada para o Disney+, mas isto mostra que a Disney está mais confiante nas sequencias lançadas nos cinemas do que nos programas de streaming, provando que as sequencias podem continuar a ser o futuro dos Walt Disney Animation Studios durante algum tempo.
Porque é que Moana 2 e as sequencias animadas da Disney são tão preocupantes para o futuro
Embora seja agradável ver alguns dos maiores Franquias de animação da Disney continuarem, a tendência de sequencias dos Walt Disney Animation Studios é preocupante para o futuro. A estratégia de lançar filmes originais foi o que fez com que a Disney se mantivesse tão bem sucedida e intemporal durante décadas, e esta mudança de rumo pode acabar por ser uma má jogada a longo prazo. Não há muito que possa ser aproveitado destes Franquias, e anunciar várias sequencias ao mesmo tempo (como é o caso de Frozen II e Frozen III) é um sinal preocupante de que a Disney pode estar a exagerar.
Um dos grandes atrativos da Disney é o facto de cada geração de crianças ao longo da história da empresa ter tido as suas próprias personagens originais, com novos IPs a serem lançados para crianças que têm a idade do público-alvo da Disney.
Por exemplo, embora presumivelmente ainda se destine a crianças, Frozen IV pode não ser lançado até ao final da década de 2020 ou início da década de 2030. Isto significa que as crianças que nasceram em 2013, quando o Frozen original foi lançado, estariam no final da adolescência quando Frozen IV fosse lançado, sendo que as crianças que viram Frozen nos cinemas estariam provavelmente na casa dos 20 anos. Isto poderá criar um problema geracional com os fãs da Disney, sendo Moana 2 apenas um sinal de aviso dos problemas que poderão surgir no futuro.
Comentários: