Com tantas decisões narrativas ramificadas quanto tem, Baldur's Gate 3 não tem escassez de enredos potenciais imaginativos para escolher. Uma interpretação impressionante da tradição da franquia Dungeons & Dragons, o CRPG baseado em turnos complementa a agência do jogador e implementa consequências em um grau digno de suas origens. A delicada nuance que interconecta os relacionamentos complexos dos personagens, a tomada de decisões do jogador por meio de ação e diálogo, as mudanças regulares de cenário, etc., é um forte argumento para conteúdo spin-off usando os principais pontos fortes do jogo. Uma rota menos conhecida em particular atinge um acordo duvidoso sobre o potencial para um futuro spin-off de Baldur's Gate 3 com um maior grau de foco em jogadas malignas.
Um antagonista menor encontrado no Ato Um, o paladino drow Minthara está estacionado no acampamento goblin como um dos três chefes de masmorra liderando uma seita absolutista. Fria e calculista, a maioria dos jogadores a atropela como uma luta no início do jogo e não pensa duas vezes sobre isso, mas seu verdadeiro potencial está no caminho menos percorrido. Jogadores com uma inclinação mais perversa que decidem sitiar o bosque druida e abandonar os amados Wyll e Karlach, membros do grupo, recebem a oportunidade única de viajar com Minthara como parte do elenco principal jogável já no Ato Dois. A adição de Minthara abre caminhos de jogabilidade que reforçam um estilo de jogo que é moralmente repreensível, mas maravilhosamente escrito demais para ser obscuro em popularidade.
Minthara inspira um mal muito necessário na história de Baldur's Gate 3
- Abre caminho para o reforço da interpretação de personagens absolutistas
- Complementa histórias de fundo de personagens criadas, de outra forma subutilizadas/sub-representadas
- Amor (opções de romance) por personagens focados no mal tão dinâmico quanto os mais populares
- A própria existência de Minthara exemplifica o potencial para uma campanha maligna de D&D no estilo BG3
O papel de Minthara levanta a questão de até onde um desenvolvedor tão inspirado pode estar disposto a ir com relação a decisões moralmente mais ambíguas dos jogadores. Embora os estilos de jogo malignos sejam menos populares do que os bons ou neutros, isso não os torna menos merecedores de representação detalhada como parte do universo de Dungeons & Dragons. Suponha que tais casos sejam acomodados dentro do material de origem do jogo de mesa, e um desenvolvedor de jogos tenha demonstrado perspicácia para torná-lo possível. Nesse caso, há um potencial muito viável para um projeto que rivalize com Baldur's Gate 3 em escala.
Os personagens companheiros no grupo do protagonista funcionavam como o principal investimento emocional na história de Baldur's Gate 3. Seus destinos — assim como suas emoções, crenças, motivações, etc. — estavam ligados às decisões ativas tomadas durante a progressão da história; portanto, muitas dessas questões interpessoais afetam diretamente como as narrativas ramificadas se desenrolam. Com Larian indo tão longe a ponto de incluir conteúdo para a presença condicional de Minthara como um membro do grupo, é mostrado que um jogo maligno no estilo BG3 não é apenas possível, mas poderia ser muito bem feito.
Certas construções de personagens de jogadores e histórias de fundo instáveis também pressagiam a necessidade de um jogo no estilo Baldur's Gate com uma opção de campanha "malvada". Se os companheiros pudessem ser projetados em torno de tal jogada em medidas iguais e opostas, como foi mostrado, isso não apenas aumentaria a rejogabilidade, mas enriqueceria a experiência geral de RPG. Embora uma quantidade generosa de opções moralmente ambíguas existam na jogabilidade de Baldur's Gate 3, isso não pode compensar algo que rivaliza consigo mesmo em tamanho e escopo e atende mais diretamente a esse público.
A Larian Studios está constantemente atualizando e corrigindo Baldur's Gate 3 para bugs e hotfixes, além de ajustar conteúdo menor. No entanto, dado que o estúdio disse que decidiu cancelar o DLC que estava considerando, o estado atual do jogo é provavelmente o seu final. Por mais promissor que um jogo Baldur's Gate 3 com sabor maligno possa ser, caberá a um sucessor ver esse potencial realizado.
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