Hideki Kamiya, renomado criador de Bayonetta e cofundador da PlatinumGames, voltou a comentar sobre sua decisão de deixar o estúdio. Em uma recente entrevista, ele reiterou que sua saída foi motivada pela necessidade de preservar sua identidade criativa.
Atualmente à frente do estúdio Clovers, Kamiya deixou a PlatinumGames em outubro de 2023, encerrando uma jornada de 17 anos. Segundo ele, a mudança na direção da empresa resultou em um modelo de produção mais voltado para o mercado, algo que ia contra seus princípios e convicções como desenvolvedor.
Divergências criativas levaram à saída de Kamiya
Em entrevista ao portal japonês Game Spark, Kamiya revelou que continuar na PlatinumGames seria insustentável para ele. O criador afirmou que permanecer na empresa comprometeria sua liberdade criativa, algo essencial para sua carreira.
"O motivo pelo qual decidi sair foi porque a mentalidade da PlatinumGames estava mudando gradualmente para um modelo de desenvolvimento moderno que não valoriza a individualidade dos criadores."
Ele reforçou que, mesmo que isso significasse o fim de sua trajetória na indústria, não poderia comprometer sua essência para seguir em um ambiente que não estava alinhado com suas ideias.
Essa não é a primeira vez que Kamiya menciona desafios em seu antigo local de trabalho. Em outras ocasiões, ele já havia comentado que suas visões criativas estavam sendo limitadas e que isso impactava negativamente seu processo de desenvolvimento.
Agora, o designer está focado em um novo projeto no estúdio Clovers. Seu próximo jogo será a aguardada sequência de Okami, clássico aclamado pelo público e pela crítica.
O que você acha das declarações de Kamiya? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários: