Somando-se à onda de demissões na indústria, vários funcionários do estúdio de desenvolvimento por trás do remake de Until Dawn de 2024 revelaram que estão procurando trabalho depois de terem sido tornados "redundantes". O remake de Until Dawn está programado para ser lançado em 4 de outubro, mas os membros da equipe da Ballistic Moon não estarão mais no estúdio para comemorar o grande lançamento.
A partir de 2023, a indústria de videogames está em um estado turbulento de reduções de força de trabalho quase constantes, cortes de orçamento e fechamentos de estúdios, deixando milhares de pessoas sem trabalho. Grandes empresas como Microsoft, Sony e Embracer Group anunciaram demissões em massa, com desenvolvedores AAA e independentes na mira. Com muitos ainda se recuperando de outras notícias recentes de fechamento, parece que a equipe de desenvolvimento de Until Dawn também está enfrentando o obstáculo.
Conforme relatado pela Eurogamer, a Ballistic Moon viu pelo menos uma dúzia de membros de sua equipe anunciar abruptamente que estão "abertos para trabalhar" depois que seus cargos no estúdio foram demitidos. Embora não tenha sido explicitamente declarado exatamente quantos funcionários da Ballistic Moon foram demitidos, muitos ficaram chocados ao ver esses anúncios infelizes chegando apenas um mês antes do grande lançamento do remake de Until Dawn. O lançamento original do jogo foi recebido com enorme sucesso, com o público e a crítica elogiando a mecânica de escolha envolvente, a atmosfera aterrorizante, os gráficos impressionantes e os vários finais de Until Dawn. Os fãs aguardavam ansiosamente o lançamento do remake, mas o ânimo foi abalado após a revelação da demissão da equipe da Ballistic Moon.
Desenvolvedor do remake de Until Dawn perde mais de uma dúzia de funcionários
Como foi o caso com outras reestruturações inesperadas da força de trabalho, o público ficou perplexo com a demissão de funcionários de uma equipe de desenvolvimento tão perto de um grande lançamento. O recente fechamento do desenvolvedor de Visions of Mana, Ouka Studios, na mesma semana do lançamento do jogo deixou muitos chocados, e os fãs agora se preocupam que as demissões de Until Dawn estejam dando continuidade a esse padrão de funcionários sendo demitidos assim que o desenvolvimento de um jogo é concluído. Embora não seja totalmente incomum que funcionários sejam contratados em contratos urgentes que inevitavelmente se tornam redundantes, a consistência com que essas demissões ocorreram em dezenas de empresas pode indicar problemas maiores que assolam a indústria de videogames como um todo.
Os analistas continuaram a debater se essas grandes mudanças na força de trabalho são absolutamente necessárias ou se outras soluções podem ter resolvido melhor os problemas enfrentados por empresas grandes e pequenas. O ex-chefe da Nintendo, Reggie Fils-Aime, está otimista sobre o futuro da indústria de jogos, embora outros continuem com medo de que uma recuperação ainda esteja muito longe. Enquanto os fãs se preparam para o lançamento de Until Dawn, muitos estão compartilhando palavras de simpatia e apoio à equipe da Ballistic Moon.
Comentários: