É impossível não adorar o arco do Torneio do Poder como fã de Dragon Ball. Há literalmente algo para todos os gostos, quer se trate de momentos únicos das personagens que permitem que todos os humanos brilhem, ou de recordações fantásticas da série original, ou até mesmo de power-ups Super Saiyan.
Não é perfeito, pois a introdução de uma tonelada de novos universos deixados por explorar não é a melhor forma de terminar uma sequela do anime mais popular de todos os tempos, mas isso não é importante. Há uma tonelada de episódios de alto nível que ganharam o seu direito a estar entre algumas das melhores partes de todo o Dragon Ball.
10 O muro que se aproxima! A última barreira de esperança! - 8.5 (Episódio 127)
Goku, Vegeta e o Androide 17 eram as três pessoas mais poderosas do torneio... e neste episódio, Jiren dá cabo deles como se nada fosse. Que tal isto para estabelecer um vilão? Nesta altura, não resta mais ninguém no ringue para além dos restantes lutadores do Universo 7 e do Jiren do Universo 11.
As pessoas ficam finalmente a saber qual é o verdadeiro desejo de Jiren ao ouvir o seu passado, onde perdeu toda a sua família e amigos e aprendeu a acreditar apenas na sua própria força. Este pode ser o único motivo pelo qual este episódio está tão mal classificado entre os grandes: a origem aborrecida e banal significa que não há muito para Jiren.
9 Corpo e Alma, Libertação de Potência Total! Goku e Vegeta!! - 8.6 (Episódio 123)
Não faz sentido que Goku possa usar o Kaioken enquanto usa o Super Saiyan Blue. Não faz sentido que Vegeta seja capaz de usar a sua forma Super Saiyan Blue Evolved para lutar ao mesmo nível que Goku - isso deveria significar que ele é mais forte que Goku.
Mas ponham a escala de poder de lado e desfrutem de uma das batalhas mais intensas, com Jiren a ter finalmente de se esforçar contra os seus adversários.
8 Com uma presença imponente! O Deus da Destruição Toppo desce! - 8.7 (Episódio 125)
Basicamente: este episódio serviu para informar os fãs que devem deixar de fingir que Top não é tão digno de respeito como Jiren. Apesar de o Androide 17 e Freiza trabalharem em conjunto, nenhum deles consegue tirar Top do ringue.
Em vez disso, convencem-no a usar a sua energia de destruição, tornando-o mais perigoso do que nunca. Frieza, em particular, leva com o peso dos golpes de Top por tentar usar técnicas desleais para conseguir a vitória.
7 Os sinais de um regresso! A enorme explosão do Ultra Instinct! - 8.7 (Episódio 116)
Este episódio poderia facilmente ter sido classificado num lugar mais alto sem chamar a atenção de ninguém. Depois de Kefla dominar completamente Goku, não parece haver muita esperança de ele sobreviver ao seu ataque... até que Goku consegue ativar o Ultra Instinto.
A partir daí, ficamos a saber que Goku ainda não descobriu como utilizar todo o potencial do Ultra Instinto e que, em vez disso, está a conter os seus ataques. Ainda assim, o que toda a gente recorda é o Kamehameha mais impressionante de todos os tempos, que o envolve a patinar de cabeça para baixo sobre a onda de Kefla antes de a atingir à queima-roupa. Incrível.
6 Supera até um Deus! O Golpe Desesperado de Vegeta!! - 8.8 (Episódio 126)
Depois de Top passar por Frieza e pelo Android 17, Vegeta é finalmente forçado a intervir para lutar contra ele. Este episódio é ótimo não só porque Vegeta consegue finalmente uma vitória importante, mas também porque tem alguns dos melhores momentos de sempre de Vegeta.
Ele reconhece o seu orgulho Saiyan, mas também reconhece o amor que tem pela sua família e até pelo seu protegido Cabba. Isto permite-lhe atingir um novo nível de poder para derrotar até um candidato a deus da destruição e proporciona um dos melhores episódios de toda a série.
5 O Inimigo Supremo aproxima-se de Goku! Agora, solta! A Genki Dama Assassina! - 8.9 (Episódio 109)
Mais uma vez, o facto de Goku usar o Super Saiyan Blue Kaio-Ken 20 vezes não faz qualquer sentido contra Jiren, mas não interessa. Basicamente, esta é a primeira vez que Goku enfrenta Jiren numa luta a sério.
Jiren torna-se tão confiante que até permite a Goku ativar uma Genki Dama para atingir Jiren... que Jiren simplesmente lhe dirige de volta, um perfeito cliffhanger para o arco.
4 Transcendendo o limite! Dominando o Ultra Instinto!! - 9.2 (Episódio 129)
Depois de enfrentar Jiren durante vários episódios e quase ser espancado até adormecer de cada vez, Goku finalmente atinge o Ultra Instinto novamente e acaba por lutar contra Jiren quase ao mesmo nível. Mas com o torneio quase a terminar, Jiren começa a levar Goku mais a sério.
Este episódio é impressionante do ponto de vista da animação, com Jiren a prender Goku numa única rocha enquanto chovem murros com a intenção de forçar um ring-out.
3 Um super confronto sem precedentes! A derradeira batalha de sobrevivência!! - 9.3 (Episódio 130)
Goku passou grande parte deste longo arco a tentar descobrir como usar corretamente o Ultra Instinto. Sem outros universos, descobre-o mesmo a tempo de enfrentar o adversário mais poderoso com que alguma vez se cruzou.
A mestria do Ultra Instinto permite a Goku não só igualar Jiren, mas ultrapassá-lo em termos de poder. Ele domina Jiren mesmo quando Jiren finalmente dá tudo de si, mas no final, o Ultra Instinto esgota-se, forçando Goku a ter de trabalhar com alguns aliados inesperados para finalmente derrotar Jiren.
2 Uma conclusão milagrosa! Adeus, Goku! Até nos encontrarmos de novo! - 9.4 (Episódio 131)
O último episódio de Dragon Ball Super, tudo neste episódio é sobre a conclusão de tudo. Vemos todos os restantes membros do Universo 7 a juntarem-se para lutar contra Jiren, que está enfraquecido depois de ter sido atingido pelo Ultra Instinto de Goku.
O resto é tudo para terminar a série - desejar o regresso dos outros multiversos e ver Top e Jiren uma última vez. A única coisa má deste episódio é que faz com que a maioria das pessoas queira mais Dragon Ball Super.
1 Son Goku acorda! Novo nível do Desperto - 9.5 (Episódio 110)
Depois de Goku ser atingido por Jiren com a sua própria Genki Dama, as pessoas acreditam que ele acabou por se matar com o seu próprio ataque. Mas passados alguns minutos, Goku reaparece com o poder do Sinal do Ultra Instinto, uma técnica que só pertence aos deuses.
Com Dragon Ball Z, as novas formas Super Saiyan são uma dúzia de vezes, mas Ultra Instinct foi algo de único pela primeira vez em séculos, e este primeiro confronto entre Goku e Jiren é um dos momentos que as pessoas mais recordarão da série.
Comentários: