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Sabado, 14 de Setembro de 2024
Animação boa x Animação ruim, como diferenciar.

Animes e Mangás

Animação boa x Animação ruim, como diferenciar.

saiba como diferenciar as diferentes animações

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Você se sente perdido ou não consegue compreender todos os conceitos quando alguém fala sobre a qualidade da animação? Este guia pode ser útil. O propósito deste texto é fornecer uma introdução para aqueles que não estão familiarizados com animação e ampliar o conhecimento daqueles que já possuem algum entendimento sobre o assunto. Para os especialistas no tema, não sei se este guia será de grande utilidade. Dito isso, vamos em frente:

O design dos personagens não tem nada a ver com animação boa ou ruim

(design mais simples a direita e design mais trabalhado a esquerda, clique em cima para ampliar)

Um equívoco comum é confundir character design com animação. Um personagem bem detalhado (como esse) não garante uma boa animação, da mesma forma que personagens com traços simples (como esse) não significam animação ruim. Na verdade, animes com character design mais simples tendem a ter uma animação mais fluida, pois são mais fáceis e rápidos de desenhar, permitindo mais quadros por tempo. Por outro lado, animes com design complexo e detalhado são mais demorados de desenhar.
 
Alguns preferem animes com design detalhado e animação fraca, em vez de animação fluida e design simplificado. No entanto, afirmar que um anime com design detalhado tem melhor animação pode não ser correto. Design de personagem e animação devem ser avaliados separadamente. Se gostar do design dos personagens, elogie apenas o traço ou o design, pois a animação é um aspecto distinto que deve ser avaliado separadamente.
 
A consistência e erros no design do personagem
 
27 Erros maravilhosos das séries de anime que tornam únicos os desenhos  japoneses / Incrível
 
A falta de uniformidade no design dos personagens é uma questão comum na animação. Com a participação de diferentes pessoas na produção de um anime, é frequente que haja variações no design dos personagens, apesar da presença de um responsável pela revisão desse aspecto (que nem sempre desempenha sua função de forma eficaz). O problema está na amplitude das variações no design dos personagens, como demonstrado no exemplo a seguir: 
 
Tem 4 certos e 2 errados, procurem!
Em 14 capítulos de "Sword Art Online", o personagem principal apresentou todos esses estilos. Alguns não são tão distintos uns dos outros e dificilmente alguém notaria a diferença se não fossem colocados lado a lado, porém, observe a primeira cabeça da linha 1 e da linha 2. Elas parecem extremamente juvenis comparadas às outras. "Sword Art Online" é um anime muito animado, repleto de cortes fluidos, mas a uniformidade do design dos personagens falhou nos capítulos 4 e 7.
 
Isso é bastante comum de ocorrer, especialmente com estúdios que terceirizam grande parte do trabalho para diversos outros estúdios - chegando a ter quase cada capítulo encomendado de um estúdio sub-contratado diferente ou vários. Ao contrário do modelo de "design do personagem" (mencionado no parágrafo anterior), que é mais uma questão de preferência achar feio ou bonito, a uniformidade do design escolhido durante os capítulos pode sim ser considerada como parte crucial da "animação", e, portanto, algo a ser analisado. Cuidado com animes de comédia, no entanto, pois em gags as variações exageradas dos rostos dos personagens são propositais.
 
Erros no design

Pra quem não notou reparem nos olhos do personagem no meio
Outro problema extremamente comum são erros no design aonde o personagem não só é desenhado com um character design diferente como também fica com a aparência deformada (como no exemplo acima). Quando você ver alguém falar que teve “quality” no episódio, é muito provavelmente uma referência sarcástica a quadros mal desenhados. Isso acontece devido a diversos fatores, mas principalmente pela pressa com que tudo é feito (alguns animes mais do que outros), não permitindo – em alguns casos – que de tempo de fazer ajustes, correções, ou mesmo terem o frame finalizado antes que o episódio seja lançado. Os erros mais absurdos costumam ser corrigidos na versão BD do anime (exemplo da versão TV x BD de Shingeki no Kyojin). E enquanto pequenas “variações no design” não costumam chamar tanta atenção os “erros no design” chamam e caem muito mal para a animação no contesto de “qualidade”.

Refinamento ou Design consistente
 
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Quando a consistência do design dos personagens é mantida ao longo da maior parte do anime, é comum dizer que está "bem elaborado", "refinado" ou "polido" (termo muito utilizado por estrangeiros que falam sobre animação). Ter um design bem elaborado não significa necessariamente ter uma boa animação. O design pode ser refinado, mas a fluidez das cenas pode ser muito baixa, com pouca movimentação ou até mesmo com o uso prolongado de quadros estáticos. Existem animes com design consistente e animação de qualidade ruim, mediana e boa, o que faz a diferença? A fluidez, assunto que abordaremos a seguir.
 
Fluidez e Frames
 
A fluidez está relacionada à quantidade de quadros desenhados por segundo. Uma maneira simples de perceber é observar se há movimento na tela e como ele ocorre (mais suave ou com interrupções). Os cabelos são um detalhe interessante e fácil de notar (como no exemplo abaixo retirado de um "slice of life"). Infelizmente, animações completamente fluidas ao longo dos 24 minutos de cada episódio são quase impossíveis em animes japoneses comuns, devido ao baixo orçamento que possuem - embora alguns consigam um resultado bastante satisfatório alternando entre momentos bem animados e partes extremamente fluidas (também conhecidas como "sakugas"). Os animes que apresentam maior fluidez geralmente são filmes ou produções de TV do estúdio "Kyoto Animation". De resto, é bastante aleatório e difícil prever quando e por que um estúdio irá lançar um anime com uma fluidez acima da média.
 
Exemplos de cortes fluidos:
Ação
Ação 2
 
Comédia
Slice of Life
 
Ecchi

A suavidade é um dos aspectos mais cruciais para determinar a qualidade de uma animação. Em animes com boa fluidez, os movimentos dos personagens são naturais e contínuos, sem cortes bruscos, permitindo visualizar todo o movimento em sua totalidade. Além disso, as cenas de ação se tornam mais atraentes, pois é possível observar o movimento completo dos personagens, não apenas partes dele.

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Em animações fluidas, as expressões dos personagens raramente permanecem estáticas enquanto falam, a menos que seja necessário para a cena. Um corte de animação fluida é mais evidente em cenas movimentadas, como lutas, que exigem mais quadros por segundo para garantir a qualidade. No entanto, também é possível notar essa fluidez em cenas emocionais bem animadas, especialmente quando o cabelo dos personagens se move de forma natural e intensa.

Storyboards

O conhecimento sobre storyboard não é fundamental para discutir animação, mas é útil saber o básico. Em conversas sobre o tema, é comum mencionar o storyboard e destacar principalmente as coreografias em cenas de ação. Essa é a base de tudo. O storyboard é como a visão do diretor em um anime. A animação econômica, os cortes detalhados e fluidos, as coreografias elaboradas de luta e as simples, tudo isso é planejado no storyboard.

 

Storyboard de uma cena de Railgun (na direita os diálogos da cena)

O desenho do storyboard é um esboço aproximado da cena, não sendo necessário ter habilidades avançadas de desenho para realizá-lo. Posteriormente, animadores profissionais irão redesenhá-lo. Neste estágio, o responsável por ilustrar o episódio define a movimentação, tempo e ângulos das cenas, geralmente sob supervisão do diretor do anime. Em cenas de luta que exigem qualidade, os storyboarders costumam ser especializados em ação ou solicitam a colaboração de animadores experientes nesse tipo de cena. Em produções sem especialistas, a coreografia da luta tende a ser simples, tanto em termos de ângulos quanto de movimentos.

Deem uma olhada nesse vídeo comparando metade de um episódio de Avatar a lenda de Aang no storyboard e como ficou depois de animado (aqui).

A animação ruim
Porque a animação em Kages vs Madara é um LIXO?
 
Animação ruim é fácil de notar porque costuma incomodar, principalmente a quem presta atenção no que assiste. Os padrões mais comuns de animações pobres são uso abusivo de cenas estáticas (quadros aonde ninguém se mexe) ou cabeças com bocas que mexem mas quase não mudam de expressão. Ângulos mostrados por muito tempo ou focados nas pernas, torço, mãos ou backgrounds randômicos são comuns em animações assim. Mostrar pernas se mexendo é muito mais simples do que mostrar o corpo inteiro de uma pessoa em movimento, ainda mais quando o enquadramento é muito próximo.
 
Cabelos longos que praticamente não mexem ou não tem transições de movimento naturais também são comuns em obras de animação mais pobre. Outras características são corpos estáticos de personagens sendo arrastados pela tela para dar a impressão de movimento e zoom aproximado e distante em um mesmo quadro para não parecer que você está vendo o mesmo quadro estático por muito tempo.
Não, nem o bem falado estúdio “Brains Base” escapa
Outra forma de animação ruim são transições de expressão no rosto do personagem acontecendo em cortes. Ao invés do movimento soar natural e transitório ele simplesmente brota no rosto da pessoa de uma hora para outra, como se o rosto tivesse sido substituído por outro com uma expressão diferente – como trocar o rosto de um robô ou boneco, algo comum em gags cômicas de animes.
 
O contrario disso leva a uma coisa que poucas pessoas notam: existem vários sakugas (cortes de animação fluida) em cenas dramáticas aonde a pessoa faz muitas mudanças de expressão e movimento enquanto o cabelo fica mexendo sem parar enquanto o personagem balança a cabeça. Em animações pobres quando um personagem fica muito emotivo é comum cortarem para um background random, para as pernas dele ou para um outro personagem na mesma cena enquanto ele fala, evitando assim terem de mostrar o corpo e principalmente a cabeça e braços dele em movimento constante (algo natural de acontecer quando uma pessoa está emotiva).
 
É importante salientar que enquanto existem obras que tem animação quase que toda ruim tem outras que variam de momentos “ok” a ruim ou boa a ruim. Um dos exemplos mais extremos disso foi o anime Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), que tinha momentos aonde eram usados quadros estáticos um atrás do outro (coisa que costuma ser apelidada de “animação feita no power point”) e outras aonde os movimentos ficavam fluidos (em alguns combates, não todos).
 
Os únicos episódios aonde a animação ficou mais consistente foram nos últimos dois (24 e 25). Se todos os episódios tivessem sido como os últimos dois o anime teria sua animação muito provavelmente classificado de boa ou muito boa, mas como existiram muito mais cenas mal animadas do que bem animadas ficou comum falar que Attack on Titan tinha uma animação ruim entre o pessoal mais entendido em animação.
 
Exemplos de animação boa e ruim:
 
Shows de Banda
 
Exemplo de cena bem animada – Show de banda no anime Angel Beat
 
 
Os ângulos mudam com frequência e tudo está em movimento (incluindo a plateia mostrada em vários cortes), um vídeo fácil de notar que foi bem animado. Pra quem entende de música, notem como as garotas estão fazendo as cifras corretamente nos instrumentos (grande parte dos animes com banda não dá atenção a isso).

Exemplo de animação pobre – Show de banda no anime Beck

Ângulos repetidos e pouco exigentes em termos de animação são priorizados nos closes da banda e a plateia é mostrada em cortes estáticos a maior parte do tempo. Não é “terrível” mas com certeza da pra classificar como “pobre”.

Lutas
 
Exemplo de cena bem animada – Luta final do anime Sword of Stranger
 

Um dos exemplos clássicos usado a anos como exemplo de boa animação: essa luta possui diversos cortes em ângulos distintos e bem escolhidos. Os personagens se mexem com extrema fluides sem ter seu character design distorcido ou brutalmente simplificado em nenhum momento.

Exemplo de péssima animação

Quase que uma piada interna entre o pessoal que fala de qualidade de animação , esse vídeo é o exemplo perfeito de uma animação horrível.
 
Backgrounds/Cenário

 

É difícil achar um background horrível, apenas tem alguns muito mais bem feitos e bonitos que outros. O maior problema em termos de animação envolvendo background é quando o personagem não se encaixa no cenário ou parece que foi colado em cima dele (como no exemplo acima), seja por causa da textura, coloração, borda ou outro fator.
 
Computer Graphics (CG), o maldito!
O otaku precisa superar esse preconceito com anime em 3D
 
Hoje em dia cada vez mais o CG (animação feita em computador) é usado para baratear o custo da animação – em termos de tempo fazer em 2D demora mais também. Em geral é muito mais barato fazer determinadas cenas com gráficos de computador do que desenha-la a mão, um processo demorado que muitas vezes exige um animador experiente (para desenhar monstros se mexendo ou efeitos especiais como explosões por exemplo, não tem muitos animadores capazes disso no mercado) ou muito tempo (no caso de cenas de exércitos de mexendo).
 
A parte ruim é que na maioria dos casos esses efeitos, criaturas ou objetos animados em gráficos de computador tem uma textura tão ruim e destoante do ambiente (sem falar na movimentação robótica) que elas acabam por quebrar boa parte da sua imersão no que se está assistindo. Quase todo exército de animes hoje em dia ou cena que envolve multidões se mexendo é feita em CG, algumas são obviamente mais bem feitas que as outras. Animes com mecha(robôs) tem quase todos os seus robôs feitos usando CG hoje em dia, sendo que apenas o estúdio Sunrise e Bones ainda mantém o uso de robôs desenhados a mão “em alguns de seus animes”.
 
Bom uso de CG, as partículas em volta do personagem se encaixam na cena
CG Ruim, eram pra ser 2 dragões lutando, mas parecem 2 robôs lutando.
De modo geral animes que abusam de CG, principalmente CG ruim, para baratear o custo de produção são mal vistas por quem gosta de boa animação, e isso não deve mudar até conseguirem fazer um CG que engane os olhos, realmente parecendo 2D.

Dinheiro x Qualidade da animação x Tempo

As contrário do que a maioria pensa dinheiro não é o fator principal para uma animação de qualidade. A administração do tempo e dos recursos é muito mais importante (os gringos chamam de “schedule”). Isso vai desde ter um tempo razoável de pre-produção a uma boa administração desse tempo, de modo a ter tudo engatilhado e pronto bem antes do anime ir ao ar (o diretor e produtores são os principais responsáveis por isso). Enquanto alguns animes de fato tem animação ruim por falta de verba na maioria dos casos o problema são cronogramas muito apertados ou má administração do tempo que se tem. A falta de animadores competentes na staff para desenhar as cenas mais importantes é comum também, já que em algumas produções ninguém da produção tem contato com bons animadores.

 


O exemplo mais recente de problemas na administração do tempo foi o anime Kill la Kill, que apesar de ter muito tempo de pré-produção não conseguiu entregar uma experiência de animação nem perto do anime anterior da mesma equipe, Gurren Lagann. A verba de ambos dificilmente foi tão diferente e a Aniplex (produtor principal) com certeza não deixou faltar grana na produção levando em conta o tamanho do marketing que estava fazendo.

O problema estava no estúdio ser novo, pequeno e essa ser a primeira grande obra deles para a TV, tornando assim mais difícil organizar as sub-contratações necessárias para o projeto. Um problema similar se vê nos animes do estúdio Shaft. Eles tem uma equipe pequena e fazem muitas obras por ano. Junte isso ao fato do principal diretor da Shaft ser muito autoral e você tem o porque da maioria das obras do estúdio serem meio econômicas em termos de animação (falta de tempo e pessoal para produzir algo melhor). Então porque não contratam mais gente? porque quanto mais gente mais difícil é para o diretor manter tudo sobre seu controle e do jeito que ele quer, uma coisa que os diretores “autorais” fazem questão.

 

Por último, tem o exemplo de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) aonde a pre-produção parece ter sido de aproximadamente 3 meses, quando o normal para um anime de 2 cour (24/25 episódios) é pelo menos 6 meses ou mais de pre-produção. Junte isso a eles estarem em um estúdio recém fundado na época (apesar de ser parte da I.G Production) e se nota que o problema não foi exatamente dinheiro mas sim falta de tempo e ou má organização da produção.

Em resumo, mais dinheiro só ajuda a poder contratar mais gente mas apartir de um determinado número de pessoas envolvidas fica inviável para o diretor organizar e manter o projeto sobe seu total controle, e pior ainda para o cara que fica revisando os cortes de animação (diretor de animação chefe). Por isso é melhor ter dinheiro o bastante, uma boa organização, contato com bons animadores especializados em diversas áreas (ação, expressão, efeitos especiais) e tempo de sobra, do que metade do tempo e o dobro do dinheiro.

Classificações variantes de animação boa, ruim e mediada
 
6 animes horríveis para você se divertir
 
Obvio que as classificações podem variar principalmente se a pessoa não tiver muitos parâmetros de comparação (por isso recomendo ver alguns animes da lista que vou passar no final desse post). Como alguém vai saber se está vendo algo com animação ruim se ela nunca viu algo bom ou acima da média ? Em geral não é necessário minúcia, mas um bom senso e conhecimentos mínimos ajudam a não achar que um anime com animação “ruim” tem animação “ótima” (acontece direto).
 
Se está na duvida fala que é “ok”, “mediana”, “satisfatória” ou então não entre muito nesse quesito técnico. Falar que um anime com animação “mediana” tem animação “ruim, mediana ou satisfatória” tudo bem, mas soltar que algo “mal animado” ou cheios de técnicas para economizar ao máximo na animação tem uma animação “ótima” é duro de ler. Outra opção é dar uma olhada nesse site (aqui). Procure o nome do anime nele. Se ele tiver vários cortes de animação fluida – de 15 pra cima – , a probabilidade de ter sido mal animado é bem baixa (tem exceções). Se não tiver nenhum não significa que é mal animado também, mas dificilmente é acima da média, já que a maioria dos animes bem animados costuma ter vários cortes longos de animação fluida (em “animes de ação” bem animados isso é obrigatório).
 
Mas tudo tem que ser fluido?
Quais são os animes com as melhores animações? - Quora
 
Claro que não. Existem cenas que pedem mais frames e outras aonde pode-se dizer que é desperdício deixar fluida (ainda assim alguns estúdios como a Kyoto Animation o fazem, e é lindo de ver). Aonde as opiniões vão variar é de quanto é o limite para isso tudo. Estúdios como o Shaft, por exemplo, costumam ter animação mediana/pobre mas conseguem passar desapercebidos por muitos devido ao uso de ângulos econômicos e um gigantesco número de cortes simples que fazem a animação parecer “ok”.
 
É esquisito para quem nunca viu nada parecido, mas é pratico para uma produção com pouco tempo, já que quanto mais simples e menores os cortes a serem animados mais fácil a divisão do episódio entre vários animadores diferentes ou com pouca experiência. Alguns vão dizer que esse tipo de animação econômica é bom o bastante, alguns vão dizer que é ruim, e outros vão achar ótima. Nesses casos particulares não é bom levar a discussão a fundo, se a pessoa conseguir identificar que o que esta vendo é uma animação econômica já está de bom tamanho.
 
Por fim, quando for julgar a animação de uma obra esqueça se gostou ou não do anime e pense com o mínimo de frieza para poder julgar esse aspecto adequadamente. A animação é ruim mas você achou que serviu ao propósito ? então diga exatamente isso ou então que foi “satisfatória a proposta”, mas não que tem uma “ótima animação”. Não esqueça que você pode estar influenciando pessoas que não entendem nada do assunto e vão repassar isso para outras.
 
Lista de animes cheios de cortes de animação fluida
 

Para ajudar quem ainda é iniciante no assunto eis uma lista criado pelos gringos mais experientes em animação (@sakugabros) com os animes mais bem animados de 1980 a 2014 (para ver a lista completa (clique aqui). Vocês vão notar a falta de alguns animes bem feitos como “Fate/Zero” mas é porque apesar de ter uma animação acima da média ele não tinha muitos sakugas (cortes de animação fluida) e usava muito CG (computer graphic). Essa lista prioriza animes/Filmes/OVAS com muitos sakugas, ter somente uma animação boa não basta. É ideal escolher alguns para ver e prestar atenção para notar aonde os cortes de animação fluida entram (dica: normalmente nas cenas de maior movimento dos personagens, seja em um anime de ação ou slice of life).

Lista | Os 10 Melhores Animes de 2022 • Proddigital POP

A inspiração para escrever este post surgiu ao me deparar com alguns materiais e comentários de estrangeiros e brasileiros que afirmam que a qualidade da animação de um determinado anime é boa ou ruim apenas com base em se eles gostaram ou não do anime. Gostar é uma questão de opinião, e cada pessoa tem a sua, mas a qualidade da animação é um conceito técnico, portanto o argumento de "cada um tem sua opinião" não se aplica nesse caso.

Para ser sincero, eu não compreendia nada sobre animação até o final de 2012. Eu costumava ler as opiniões das pessoas sobre o quão bem ou mal algo estava animado e simplesmente acreditava, pois não conseguia distinguir a diferença entre algo mal animado e algo bem animado (inclusive confundia design de personagens feios ou simples com animação ruim).

No início de 2013, decidi me aprofundar mais no assunto, recorrendo ao Google e a fóruns estrangeiros para aprender e esclarecer o básico. Com isso, comecei a observar com mais atenção os animes e a discernir melhor o que era considerado "ok", "bem animado", "acima da média" e "medíocre". Não é algo complicado, mas requer atenção, um pouco de prática e alguém para esclarecer dúvidas ou discutir certos aspectos com você (um post como este seria muito útil também).

Embora não seja um especialista no tema, acredito ter conhecimento suficiente para fornecer algumas explicações, como fiz neste texto. Caso alguém mais experiente identifique algum equívoco da minha parte, sinta-se à vontade para comentar ou me corrigir. Por último, espero que este texto seja útil para aqueles que têm dúvidas sobre o assunto, assim como eu tive (muitas!) alguns anos atrás. Se conseguir reduzir pelo menos 0,0001% dos equívocos sobre o tema que vejo por aí, ficarei satisfeito.

Comentários:
Phillipe Oliveira

Publicado por:

Phillipe Oliveira

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